sábado, 27 de abril de 2013

25/04/2013 - Palestra com Amilton Bueno de Carvalho

Fonte: Site da UNOESC
Sarcástico, polêmico, instigador. Esses foram os tons que permearam a palestra do Ex-Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Amilton Bueno de Carvalho.
Tratando de temas que há muito habitam o senso comum não apenas dos juristas, mas de toda a população, Amilton conseguiu "plantar uma semente" de desconstrução epistemológica. Pode-se dizer que (im)possível foi sair da palestra sem questionar algumas verdades dogmáticas que preenchem o imaginário popular.
Satirizando acadêmicos e professores (presentes ou não), o palestrante conseguiu criar um específico clima intersubjetivo entre os ouvintes: a relação que impôs entre palestrante/espectadores foi tal que deu até para sentir o assunto que passou por quase duas horas a falar - manifestações do poder na sociedade.
Acreditamos que, após a palestra do Amilton, muitas pessoas passaram a refletir de maneira mais séria sobre questões como o abolicionismo penal, a necessidade de questionar o poder e a exigência de manter-se uma postura ativa perante as verdades "a priori" que são impostas pelos detentores do poder.

Luís Henrique Kohl Camargo - GEDIS

Cartaz de divulgação da palestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário