quarta-feira, 1 de março de 2017


CIDADÃO DE BEM TAMBÉM MATA*

O sujeito autointitula-se cidadão de bem. Reputa-se honesto, correto. Do bem. Louva aqueles que pelo mérito conseguiram uma posição social de prestígio, despreza os que vivem na base. Aos criminosos, pede punição severa. Não se importa com as péssimas condições da cadeia nem com o assaltantezinho amarrado nu no poste, e para ele bandido bem que merece levar uns tabefes da polícia. O cidadão de bem é um moralista, não raro religioso, que prega a eliminação de outros seres humanos caso eles cometam crimes graves.
O cidadão de bem é um cidadão do mal. Ele reprime sua maldade mal resolvida e projeta suas angústias em um lugar socialmente preparado para sofrer.
Exemplo: a pessoa interiorizou que decote é feio. Então não usa decote. Lá no fundo ela queria chamar atenção com seu corpo, como qualquer homem pode fazer. Ela não, ela é mulher, ficaria feio para ela. Ela quer ser uma cidadã de bem. Então sofre, porque reprime seu desejo.
Consequentemente, essa pessoa passa a punir aquela outra pessoa que ousou usar decote. Afinal, se não usar decote é algo "bom", usar decote é algo "mau". Pessoas boas fazem coisas boas, coisas más são feitas por pessoas más. O sujeito conclui, então, que usar decote é coisa de gente "má": safada, vadia, vagabunda etc. E gente má merece ser punida para aprender a virar gente do bem.
O pano de fundo para esse raciocínio é a raiva. A pessoa que sofre por não ser livre tende a projetar naquele que é livre o peso da raiva contida pelo desejo reprimido.
Mas, para manifestar raiva, é preciso antes desumanizar a pessoa alvo, acreditar que ela vale menos por agir de determinada forma. Aí, consegue-se aceitar mais tranquilamente que essa pessoa sofra, sinta dor, seja presa, estuprada, xingada, perca o emprego. Tudo para aprender a ser correta tal qual o cidadão de bem.
Aquele que se autodeclara cidadão de bem é, portanto, um cidadão de bem apenas para consigo mesmo e para com quem é parecido com ele: o resto é degradação moral, anomalia. O cidadão de bem pratica o mal para as pessoas diferentes dele, pois acredita que, dessa forma, um dia essas pessoas se tornarão assim, iguais a ele: boas, probas, ótimas, normais.
Para o cidadão de bem, o outro só é humano se não fizer nada muito grave. Se fizer algo errado, o outro passa a ser um monstro que merece sofrer. Por isso, o cidadão de bem é um cidadão do mal, sem se dar conta do mal que pratica contra o outro.

Luís Henrique Kohl Camargo – Bacharel em Direito e músico.


QUE DECOTE!*

Vi lá longe linda amaragem.
Impecável, de beleza lunar.
Representação de santa imagem
recatada, sem decote e do lar.
Daí, o supliquei tão logo:
tentação, fornicação, mas rogo
não me deixe no mau mergulhar.

Do bem ou mau posso ser,
basta moral minha testar.
Se reprovo o decote, do bem
sou cidadão exemplar.
Só esqueço que ali me reprimo
e, sedento de sê-lo, não atino
para o desejo que tenho a sonhar.

– Como, do mau posso ser
se de bons modos estou a zelar?
– Atente-se bom cidadão
às vias de um desumanizar,
que de ódio e raiva sustentam
discursos de sofrer e alimentam
abismos de mal-estar.

Fábio Soares. Professor e Mestre em Comunicação.

* Publicados na Coluna Pimenteiro da versão impressa do Jornal Diário Data X de 17 de fevereiro de 2017. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário